Brasil. TV Bahia da Globo. Programa Aprovado’ ao vivo festeja Centenário de Zélia Gattai

image001(48)(@programaprovado)

Sábado, 9: ‘Aprovado’ ao vivo festeja centenário de Zélia Gattai Mulher de Jorge Amado começou a escrever aos 63 anos

O Aprovado de sábado, 9, é especial: o programa será transmitido pela primeira vez ao vivo, e traz homenagens ao centenário da escritora Zélia Gattai, morta em 2008. O cenário escolhido é aCasa do Rio Vermelho, local que foi residência de Zélia e seu marido, Jorge Amado, por quase 40 anos e hoje funciona como um museu que relembra a vida e a obra do casal.

image002(22)

Zélia começou a escrever aos 63 anos, depois de três décadas datilografando os livros do marido. Foi incentivada pela família e especialmente por Jorge, que sugeriu à mulher que escrevesse memórias da imigração de italianos em São Paulo e o uso de uma linguagem simples. “Anarquistas Graças a Deus” foi um estrondoso sucesso, seguido por muitos outros. Em 2001, foi eleita para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a mesma cadeira que pertenceu a Jorge Amado.

image003(16)

No programa, Jackson Costa vai percorrer os cômodos da casa, mostrando músicos, dançarinos e capoeiristas que, durante os sábados do mês de julho, farão programação especial na Casa do Rio Vermelho. São nomes como o Balé Folclórico e o BTCA, a arte circense de Luana Serrat e a música de Margareth Menezes, Ana Mametto, Cláudia Cunha, Yacoce Simões e Adail Scarpelini.

Jackson Costa é recepcionado por Maria João, uma das netas do casal e coordenadora do museu, e bate um papo com o escultor Doidão da Bahia, que fala de sua amizade com Jorge Amado. O repórter Pablo Vasconcelos também conversa com uma filha da dupla, a escritora Paloma Amado, que conta algumas histórias antigas da casa, frequentada por pessoas influentes e artistas.

image004(6)

Tem ainda matérias especiais sobre a vida de Zélia e Jorge. A atriz Luisa Proserpio mostra algumas das cartas trocadas entre o casal e conversa com Maria João sobre o romance dos avós. E Pablo Vasconcelos entrevista a jornalista italiana Antonella Rita Roscilli, biógrafa de Zélia. É sábado, às 8 horas da manhã.

image005

 

Tudo sobre o Aprovado.

Curta a fan page do Aprovado e siga o programa no Twitter.

Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione /  Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione /  Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione /  Modifica )

Connessione a %s...